Programas de TV, Revistas e Jornais.

Óculos escuros. É mesmo preciso ? 

Moda ou Saúde?

Artigo publicado 29 Julho 2019.

O desenvolvimento saudável dos nossos olhos, particularmente nos mais jovens, requer exposição a luz natural todos os dias. Inclusive, já foi cientificamente demonstrado que as crianças que passam mais tempo em atividades ao ar livre durante o dia apresentam um risco reduzido de se tornarem míopes. Posto isto, é mesmo preciso usar óculos escuros?

Luz ultra-violeta a mais pode até levar a cancro ocular

O problema surge quando a exposição a luz ultra-violeta (UV) é demasiado intensa e, ou, prolongada. Nestes casos, o risco de desenvolvimento de várias doenças - como cataratas, ceratite, pterygium e, até, cancro ocular - aumenta. Nunca, em circunstância alguma, se deve olhar diretamente para o Sol! Nem com óculos escuros. Fazer isto pode levar a perda de visão irreversível. Todos nós já verificámos que, no final de um dia de sol e praia, muitas crianças apresentam os olhos vermelhos e irritados, particularmente quando não se tomam precauções como uso de óculos e de chapéu de sol.

Sim ao protetor solar e sim aos óculos escuros

Portanto, sim! Tal como precisamos de protetor solar cutâneo, também precisamos de proteção ocular (óculos e/ou chapéu de sol) contra exposição solar com alto índice de UV. E, tal como na escolha do seu protetor solar, verifica o fator de proteção na escolha dos seus óculos, também deve escolher lentes com a designação «100% Proteção UV» para raios UVA e UVB. Desfrute do verão com estilo, mas principalmente com saúde. Utilize óculos escuros!