Coronavírus: Cuidados especiais para utilizadores de lentes de contacto.

25-03-2020

O risco de contágio pelo vírus causador da COVID-19 aumenta significativamente quando tocamos na cara sem termos previamente lavado/desinfectado as mãos.

Em média tocamos na cara cerca de 20 vezes por hora (!) e fazemo-lo de forma inconsciente.

Qualquer estímulo que aumente o número de vezes que tocamos na cara pode aumentar o risco de contágio.

As lentes de contacto frequentemente induzem inflamação/ irritação da superfície ocular e contribuem para secura ocular, levando a maioria dos seus utilizadores a coçarem os olhos. Por este motivo, se é um utilizador de lentes de contacto, durante o pico da pandemia de COVID-19, deve privilegiar o uso de óculos.

Se sofre de secura ocular deverá hidratar os seus olhos com um lubrificante ocular sem conservantes, várias vezes ao longo do dia. Isto irá reduzir os sintomas de prurido (comichão) e com isso atenuar o estímulo para tocar na face/olhos. Não se esqueça de lavar as mãos durante 20 segundos antes de aplicar qualquer colírio.

Ainda assim, muitas vezes persiste a vontade de coçar os olhos ou simplesmente ajustar o óculo. Quando sentir essa necessidade, lave sempre as mãos previamente. Se isso não for possível, evite o toque direto na cara utilizando lenços descartáveis


Dr Ricardo Portugal

Publicado in impala.pt.